Para especialista, sustentabilidade e sofisticação são os principais motivos para a alta procura no mercado de arquitetura de luxo
(Foto: divulgação)
A alta procura está relacionada à rapidez com que as construções podem ser entregues e a projetos que sejam ecoeficientes |
O Steel Frame, padrão de construção cuja a estrutura é de aço e gera baixos resíduos, tem conquistado a arquitetura de alto padrão. Com um público cada vez mais informado sobre descarte de materiais e processo construtivo, o Steel Frame é um case de sucesso e uma tendência quando o assunto é construção sustentável e sofisticada.
Há nove anos no mercado, a arquiteta Julie Schultz, sócia proprietária da 8Haus - escritório de arquitetura especializado em projetos de alto padrão e sustentáveis, comenta que o sistema construtivo Steel Frame é bem procurado e aceito pelos clientes. "Utilizar o steel frame foi uma aposta, os clientes estão cada vez mais exigentes e entendem que, entre os benefícios, também há o tempo reduzido de construção, quando comparado a alvenaria, além de ser sustentável e trazer acabamentos sofisticados”, explica.
A alta procura está relacionada à rapidez com que as construções podem ser entregues e a projetos que sejam ecoeficientes. Dependendo do projeto, uma casa de 450m² pode levar de seis a oito meses para ser concluída. Quando comparada a uma construção de alvenaria, este prazo pode dobrar. “Além de gerar menos resíduos na obra com materiais de construção, descarte e, até mesmo, menos mão de obra, o aço é 100% reciclável e a construção é limpa. Em nosso processo construtivo, aplicamos o steel frame de uma forma eficiente, em geral, a construção proporciona qualidade no quesito estrutural, pois temos vãos maiores sem a necessidade de pilares, com tecnologia aplicada tanto na etapa de projeto quanto na construção final”, explica Julie.
Além da sustentabilidade e sofisticação, o Steel Frame traz outros benefícios, como melhor acústica para a construção e mais conforto térmico. “Quando elaboramos um projeto Steel, sabemos que um ambiente climatizado, proporcionado pelo modelo de construção, usará menos energia no seu dia a dia, trazendo mais economia”, afirma Julie.
Novo conceito de morar
A procura por materiais que sejam recicláveis e se preocupem com práticas sustentáveis se torna cada dia mais realidade no setor da construção. De acordo com o USGBC (United States Green Building), criador do sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), o Brasil é o 5º país do mundo com maior número de certificações de edifícios sustentáveis.
“A pandemia de Covid-19 reforçou a ideia de mudança de comportamento nas pessoas. Nosso modo de pensar e agir mudou, o que consequentemente mudou a nossa forma de morar e construir, a arquitetura precisa acompanhar esse processo de atender ao bem-estar do consumidor com a urgência de um futuro mais sustentável”, finaliza a arquiteta.
Fonte: Agência Contatto
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com