'Jornal da Band' traz com exclusividade histórias da mais nova crise humanitária da África
De segunda a sexta-feira, o repórter Yan Boechat mostra a realidade no Sudão, onde acompanhou por duas semanas os mais de 60 mil etíopes que fogem da guerra
(Foto: divulgação / Band)
A reportagem conheceu de perto a dura realidade da população |
A partir da próxima segunda-feira (1), o Jornal da Band apresenta com exclusividade histórias da mais nova crise humanitária da África. Em uma série especial de cinco episódios, batizada como “Rota de Fuga”, o repórter Yan Boechat mostra a realidade no Sudão, onde esteve por duas semanas acompanhando os mais de 60 mil etíopes da etnia tigrínia que fogem da guerra no país. São homens, mulheres, idosos e muitas crianças buscando refúgio para escapar dos conflitos étnicos que têm marcado a história nas últimas décadas. Os grupos estão espalhados por campos de refugiados, alguns deles absolutamente improvisados, na savana que separa o Sudão da Etiópia, e sofrem com a fome, a falta de abrigo e as péssimas condições de higiene. As doenças não fazem distinção entre crianças e adultos e casos da Covid-19 já começam a aparecer.
A reportagem conheceu de perto a dura realidade da população. Yan Boechat encontrou mães que perderam seus filhos no desespero da fuga, crianças separadas de suas famílias precisando lutar diariamente por comida, e muita fé, apesar de tudo. A Etiópia é um dos poucos países de maioria cristã nesta parte da África.
A crise etíope ainda segue em andamento. Além dos conflitos internos entre o governo central e a província de Tigré, há tensões crescentes com os países vizinhos. Há temores de que uma escalada dos confrontos possa desestabilizar toda a região conhecida como o Chifre da África.
“Rota de Fuga” vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 19h20, no Jornal da Band.
Fonte: Band
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com