Lentidão da Justiça faz com que brasileiros deixem de procurar seus direitos
Segundo pesquisa, 43% dos brasileiros já tiveram vontade de dar entrada em uma ação no Juizado de Especial e não o fizeram
(Foto: Getty Images)
19% dos participantes da pesquisa alegaram que o procedimento para entrar na Justiça não é claro |
De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Justiça Seja Feita - que conecta advogados com usuários que precisam de assessoria legal -, 43% dos brasileiros já tiveram vontade de dar entrada em uma ação no Juizado de Especial e não o fizeram. Destes, 44% afirmaram que uma das razões para a desistência foi a percepção de que o Juizado Especial é lento.
Já 19% alegaram que o procedimento para entrar na Justiça não é claro, além da burocracia de todo o processo. A falta de conhecimento sobre seus direitos e a falta de tempo também foram dificuldades citadas, com 16% e 14%, respectivamente. 7% não tiveram um motivo concreto e 4% tiveram outros motivos, como o fato de “não acreditar na Justiça”, e o acordo com a outra parte.
Caso todos esses brasileiros tivessem realizado as suas vontades e dado entrada em ações nos últimos 20 anos, o total de ações na história dos Juizados Especiais seria 136.429.755 milhões de vezes maior, um acréscimo médio de mais de 6.8 milhões de ações por ano. Segundo Rodrigo Suarez, criador do Justiça Seja Feita e coordenador da pesquisa, não há dúvida de que a criação dos Juizados Especiais aproximou a Justiça dos brasileiros. “Porém, a percepção para a maioria deles é a mesma: os serviços públicos oferecidos pelo Governo, incluindo o sistema Judiciário, não atendem às expectativas da população”, diz.
Fonte: Notícias do Mercado
Lentidão da Justiça faz com que brasileiros deixem de procurar seus direitos
Reviewed by Redação
on
7/18/2016 06:33:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com