Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com
(Foto: divulgação / Fiocruz)
Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya |
Por isso e outros motivos, cientistas iniciaram diversos estudos e já temos a informação de uma vacina que no prazo de 1 ano poderá estar disponível para testes, considerando que inicialmente será aplicada em animais. O inicio da aplicação, entretanto, poderá levar até três anos de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, após anúncio de parceria entre o Instituto Evandro Chagas, sediado em Belém, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Por trás, obviamente, existem muitas burocracias que brecam o aceleramento da produção da vacina e isso preocupa e agrava ainda mais a situação atual no país. Para ajudar, há um projeto de aceleração oriundo disso para tentar acelerar etapas - que não consiste em pulá-las, mas sim iniciar o mais rápido possível os testes em camundongos e macacos.
O investimento, que já foi divulgado, tem até o momento um valor de US$ 1,9 milhão pelo governo brasileiro. Apesar disso, o trabalho tem de se concretizar, resultados positivos precisam vir à tona como prova de que alguém está preocupado com os altos números de casos de microcefalia e que se não tomarmos alguma atitude proativa, o mundo pode ser vítima de tal epidemia aparentemente sem fim.
As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: A solução em forma de vacina
Reviewed by Redação
on
2/15/2016 12:17:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com