Por Lorena Zanelatto
lorenazanelatto@portaltelenoticias.com
(Foto: Edmar de Lima de Carvalho/ICMBio)
Incêndio na Chapada Diamantina |
A queima é considerada controlada nas regiões de Folha Larga e do Vale do Capão, porém, um esquema de monitoramento foi montado a fim de fiscalizar e evitar maiores danos e extensões queimadas. Pelo menos 30 mil hectares já foram atingidos na região.
Diante de tudo isso, uma preocupação nos cerca. Estamos preparados para conter desastres ambientais? O ocorrido em Mariana – MG, há alguns dias e citado aqui no Destaque da Semana, evidenciou o tamanho do desastre e o impacto na vida das pessoas. A Chapada Diamantina é reconhecida como ponto turístico, principalmente pela sua beleza exemplar, e devido essa situação, pode ter o seu turismo afetado.
Toda uma equipe está envolvida no combate ao fogo. E o grupo não é formado só por brigadistas, mas por voluntários. No entanto, é importante ressaltar que, segundo estudos prévios, os danos podem ser irreversíveis, uma vez que houve a destruição de orquídeas, morte de animais e grande impacto sobre as nascentes próximas e rios, como por exemplo, o Rio Paraguaçu, responsável por parte do abastecimento das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana.
As opiniões expressas nessa coluna são de inteira responsabilidade da autora e não refletem necessariamente a opinião do Portal Telenotícias.
Destaque da Semana: Chapada Diamantina em chamas
Reviewed by Redação
on
11/29/2015 10:30:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com