Quando não tratada, doença pode evoluir para um quadro mais grave, levando à morte
(Foto: Getty Images)
Segundo estudo, a diabetes foi a causa de 4,9 milhões de mortes no ano passado |
Ana Paula Cavalcanti Normando, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, explica que muitas pessoas têm sintomas de diabetes mas não os associam com a doença. “Entre os sinais do diabetes estão beber muita água, urinar muito, ter muita fome e a perda de peso. Como beber água e perder peso é muitas vezes algo visto como saudável, a pessoa não se preocupa em procurar um médico”.
O diabetes ocorre quando a insulina não é suficiente ou não consegue agir de maneira adequada para metabolizar o açúcar presente nos alimentos e transformá-lo em energia, resultando no excesso de glicose na corrente sanguínea. Quando não tratada a doença pode se desenvolver para um quadro mais grave, como coma diabético, podendo ser fatal. O mesmo estudo da IDF indicou que no ano passado 4,9 milhões de mortes foram causadas por essa doença, o que dá sete mortes por segundo.
Por isso, a médica aconselha que a pessoa visite o médico caso ela, ou alguém de sua família, apresentem esses sintomas por um tempo maior que 15 dias. “Além disso, é muito importante que se mantenha uma qualidade de vida saudável. Dieta balanceada, exercícios físicos regulares e evitar a obesidade estão entre os principais fatores que se pode fazer para evitar desenvolver essa doença”.
Fonte: HD Comunicação
Especialista alerta para evitar o diagnóstico tardio da diabetes
Reviewed by Redação
on
9/03/2015 12:26:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com