Resultados da cirurgia a laser são bem superiores aos da cirurgia aberta e o paciente se recupera em dias ou semanas, diz especialista
(Foto: reprodução / YouTube)
Dr. Marcelo Perocco |
"O grande benefício de uma cirurgia a laser é a recuperação mais rápida do paciente, pois esse tipo de procedimento diminui a lesão dos tecidos em volta e reduz a agressão ao corpo da pessoa", explica Dr. Marcelo Perocco, neurocirurgião especialista em coluna do Instituto Brasileiro Integrado de Neurociências (iBrain).
A cirurgia, em caso de hérnia de disco ou artrose na coluna, é muito rápida e o alívio da dor é imediato. "O tempo que o paciente gasta desde a entrada no centro cirúrgico até a saída gira em torno de meia hora, pois tratamos cada lesão em 5 ou 10 minutos", esclarece o especialista.
Quando o paciente sente dor e os resultados dos exames apontam uma lesão, como hérnia de disco ou compressão de um nervo, a cirurgia a laser passa a ser uma opção de tratamento. Antigamente, esse tipo de problema seria resolvido com uma cirurgia aberta, onde o corte seria maior e pinos e próteses seriam necessários, além da recuperação que dura em média seis meses. Já no caso da cirurgia a laser, é possível corrigir alguns defeitos do disco ou das articulações da coluna sem a necessidade de utilizar parafusos ou próteses, que dificultam a recuperação do paciente. "Os resultados da cirurgia a laser são bem superiores aos da cirurgia aberta e o paciente se recupera em dias ou semanas", afirma Dr. Marcelo.
A eficácia do procedimento é de 100%, pois todos os pacientes operados se livram da dor imediatamente, embora a lesão do laser demore algumas semanas para cicatrizar totalmente.
A cirurgia aberta ainda é realizada em pessoas que possuem uma lesão mais grave, mas a tendência hoje em dia é tratar os pacientes com procedimentos minimamente invasivos e menos agressivos. "Quem passar por uma avaliação e tiver pequenas lesões na coluna que podem ser tratadas pelo laser ou pela radiofrequência, será submetido a esses procedimentos, evitando uma cirurgia maior", adianta o neurocirurgião.
O laser está disponível no mercado brasileiro há mais ou menos um ano e meio, mas vem sendo mais utilizado há apenas três meses. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia, esse procedimento já é utilizado há décadas.
Fonte: Time Comunicação
Cirurgia a laser na coluna pode levar de 5 a 10 minutos
Reviewed by Redação
on
4/02/2015 01:51:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com