Recuperação mais rápida e menos dor no pós-operatório são vantagens da técnica minimamente invasiva, mas muitas pessoas não conhecem o método e por medo continuam com a dor
(Foto: Getty Images)
Técnica pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como bico de papagaio, artrose e hérnia de disco. |
O neurocirurgião e especialista em cirurgia de coluna do Instituto Brasileiro Integrado de Neurociências - IBRAIN, Dr. Marcelo Perocco, explica que a cirurgia minimamente invasiva atua apenas na região da dor e afeta menos a estrutura do paciente. "Com todos os exames de imagem que nós temos, é possível localizar o que está causando a dor, não sendo necessária uma cirurgia aberta da coluna, mais agressiva. A microcirurgia é segura, não causa quase nenhuma lesão na musculatura e nos ossos, reduz o risco de infecções, o tempo cirúrgico é bem menor, a recuperação é mais rápida e diminui a dor do pós-operatório. O paciente troca a dor por uma vida mais saudável", destaca.
De acordo com o médico, a técnica é aplicada com anestesia local e sedação e pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como bico de papagaio, artrose e hérnia de disco. Os fatores que podem desencadear as dores na coluna são diversos como, obesidade, excesso de exercício físico, má postura, sedentarismo, fumo, doença degenerativa, entre outros.
A falta de conhecimento ou o medo infundado faz com que a procura pelo especialista seja tardia, quando o problema já está maior. "A dor é um sinal de alerta, pode ser apenas uma dor lombar, mas às vezes é uma manifestação de uma doença grave. Então, o ideal é procurar ajuda médica e não se automedicar", alerta Perocco.
Fonte: Time Comunicação
Cirurgia de coluna ainda é tabu no Brasil
Reviewed by Redação
on
3/17/2015 04:30:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com