Médico especialista explica como apaixonados por esportes devem se prevenir da gripe para não prejudicar treinos
(Foto: Getty Images)
O bom condicionamento físico proporciona uma melhor imunidade, avalia especialista |
“É uma via de mão dupla. A prática de esportes pode aumentar a resistência do corpo e auxiliar na prevenção da gripe. Ao mesmo tempo, se adquirida, a doença pode atrapalhar consideravelmente a disposição para os exercícios”, explica o Dr. Levon Mekhitarian Neto, médico otorrinolaringologista e mestre em Ciências da Saúde. Ele esclarece que o próprio exercício é uma maneira de prevenção desde que seja feito com supervisão e de forma natural, sem aditivos químicos, com alimentação balanceada, hidratação adequada e na proporção certa entre atividade aeróbia e muscular.
Caso o atleta se contagie com o vírus da gripe e desenvolva a doença, pode apresentar dificuldade na realização de atividade aeróbica, por obstrução nasal, dor de garganta, tosse, entre outros, e muscular, pela mialgia. “O estado gripal é uma infecção viral que acompanha febre, dor muscular, queda do estado geral e comprometimento das vias respiratórias”, explica o médico otorrinolaringologista.
Prevenção
A geração saúde está cada vez mais dedicada aos esportes e, ao contrário do que pensam, não é necessário muito esforço ou ideias mirabolantes para conciliar a prevenção das doenças respiratórias e os treinos.
Além da prática de atividades, “a utilização de remédios para prevenir infecções das vias aéreas superiores é uma ideia segura por não interferir nas funções cardiorrespiratórias”, explica o especialista, que pontua, por exemplo, medicamentos homeopáticos, sem contraindicações. “A homeopatia é uma prevenção constante. Como o esporte, ela favorece a melhora do sistema imunológico”. Segundo ele, a suplementação alimentar, acompanhada por nutricionista ou nutrólogo, também é uma opção boa e saudável.
O médico ressalta ainda que a suplementação sem orientação pode prejudicar o desenvolvimento dos esportistas, pois o uso de certos produtos com finalidade de aumentar a produção hormonal pode deixar o indivíduo mais vulnerável a uma série de doenças.
Recuperação
A recuperação do estado gripal leva de 7 a 10 dias. Mas, por terem um sistema imunológico mais eficiente e um bom preparo físico, essa recuperação pode ocorrer de maneira mais rápida para os atletas. “Com a orientação profissional o esportista consegue se recuperar, evitando exageros e mantendo a atividade física saudável”, ressalta o Dr. Mekhitarian.
Fonte: Barcelona Soluções Corporativas
Atividade física pode auxiliar na prevenção da gripe
Reviewed by Redação
on
8/08/2014 07:31:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com