Especialista fala das vantagens, desvantagens e riscos destes procedimentos
(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa |
Preenchimento com ácido hialurônico
Vantagem: existem vários pontos a favor. Entre eles está o fato de, por ser uma substância biocompatível (o ácido está presente naturalmente no nosso organismo), a chance de haver rejeição, ou do organismo interpretá-la como corpo estranho, é pequena. Além disso, como não tem caráter definitivo, a paciente pode “testar o resultado” para ver se de fato é aquilo mesmo que ela busca. O método de aplicação é simples, realizado em consultório, e não demanda muitos cuidados pós-procedimento.
Desvantagem: é autolimitado, pois o resultado tem duração em torno de 9 a 12 meses; isso faz, também, com que tenha um maior custo em longo prazo, pois não é um tratamento definitivo.
Riscos: como é realizado em plano dérmico, são muito pequenos, mas podem surgir hematomas e necroses, e podem ocorrer complicações inerentes a qualquer procedimento.
Preenchimento com gordura da própria paciente
Vantagem: quando comparado ao preenchimento com ácido hialurônico, tem efeito mais duradouro, por isso o custo benefício é maior. Como a gordura a ser implantada deve ser retirada por meio de lipoaspiração, a paciente já realiza dois desejos de uma vez: eliminar gordurinhas de alguma região do corpo e, ao mesmo tempo, ganhar lábios mais sensuais. Caso o resultado fique acima do esperado (lábios mais grossos do que o desejado) é possível executar a lipoaspiração da gordura enxertada, o que torna o procedimento reversível, em partes.
Desvantagem: a principal é o maior custo inicial. Há, também, o fato de ser um procedimento cirúrgico, com cuidados pós-operatórios; a necessidade de paciência para aguardar o resultado definitivo, uma vez que a absorção da gordura é errática e pode não ser integrada, motivo pelo qual, também, há dúvida com relação ao resultado final.
Riscos: hematoma, necrose, não integração da gordura, infecção e todos os problemas inerentes a um procedimento cirúrgico, somado à assimetria, pois a absorção da gordura é inexata, o que não permite ao médico ter absoluta certeza de como o lábio ficará.
Plástica de aumento
Vantagem: a cirurgia, conhecida como Bardotização (em referência a Brigitte Bardot), tem como método mais simples e prático a ressecção de uma porção da pele (em torno de 1 a 2 mm) acima do lábio superior ou abaixo do lábio inferior. Depois, o médico faz uma sutura, o que leva ao aumento da região. Como é um processo definitivo, tem menor custo a longo prazo.
Desvantagem: são similares às do preenchimento com gordura. É necessário uso de anestesia, bloco cirúrgico, cuidados pós- operatórios, entre outros.
Riscos: os mesmos verificados no método de enxerto de gordura, adicionando a possibilidade de complicações com cicatrizes, uma vez que elas serão criadas e camufladas ao redor dos lábios (elas ficam quase que imperceptíveis e são facilmente escondidas com batom).
O Dr. Márcio Castan é Cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pós-graduado em Dermatocosmiatria. www.marciocastan.com.br
Saiba mais sobre preenchimento e plástica labial
Reviewed by Redação
on
4/02/2014 06:04:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com