O número de pessoas com Alzheimer saltará de 101 milhões para 277 milhões até 2050. Se pesquisas alertam para uma “epidemia global”, quem cuidará de nós?
Artigo │*Eduardo Chvaicer
(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa |
Recentemente uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em alguns anos haverá no Brasil 32 milhões de idosos e que a expectativa de vida também aumentará chegando aos 80 anos em 2041. Esse envelhecimento da população trará problemas maiores: com a queda da taxa de natalidade - já que as mulheres estão tendo menos filhos -, a maioria da nossa população será de pessoas com idade acima dos 60 anos; As mulheres precisarão de mais ajuda, já que as pessoas que poderiam cuidar delas estarão trabalhando. Assim, o sistema tradicional de cuidar das pessoas – feito de maneira informal pela família, amigos e comunidade – vai precisar de adaptações. Segundo uma pesquisa internacional, as pessoas precisarão de mais cuidados de longo prazo, tais como o banho diário, na alimentação, no vestir-se e etc. Ou seja, precisarão de cuidados de profissionais qualificados e que possam tornar o dia a dia dos idosos mais tranquilo e humano.
No Brasil são mais de 200 mil profissionais que desempenham esta ocupação, mas infelizmente, na contramão das tendências, a profissão de cuidadores ainda está em fase de regulamentação. Somente neste ano o assunto foi tema de discussão, e um projeto que regulamenta a profissão dos cuidadores de idosos foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Porém, como existem vários projetos de lei em andamento, alguns contraditórios, nada está definido e muita coisa necessita ser feita.
O cuidador tem papel fundamental na vida dessa pessoa, principalmente porque o profissional geralmente torna-se um amigo, companheiro, pois muitas vezes o idoso fica sozinho. Por isso este profissional precisa ser reconhecido. Pesquisas mostram que o número de pessoas com Alzheimer saltará de 101 milhões para 277 milhões até 2050. Se o relatório alerta para uma “epidemia global” e a maioria da população será de idosos, quem cuidará de nós?
(Foto: divulgação)
Eduardo Chvaicer |
Que venha 2014 com mais esperança de um futuro melhor!
*Eduardo Chvaicer é empresário e máster franqueado da Right at Home (www.rahbrasil.com.br) no Brasil, líder mundial em cuidados com idosos em domicílio
Terceira idade: estamos prontos para o envelhecimento da população?
Reviewed by Redação
on
12/02/2013 10:50:00 AM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com