Especialista revela diferença entre cisto e tumor
(Foto: Getty Images)
![]() |
Imagem ilustrativa |
Na sua evolução, o câncer de ovário costuma ser uma doença silenciosa, dificultando as chances de tratamento e cura. Por isso, é importante que as mulheres estejam sempre atentas. De acordo com o doutor Osmar Saito, médico radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo, os cistos de ovário são muito mais frequentes do que o câncer de ovário. Características percebidas no exame de ultrassom apontam claramente as diferenças entre cisto e tumor. “O cisto ginecológico simples geralmente é formado por líquido de aspecto homogêneo, sem vegetações sólidas nas suas paredes internas. Por outro lado, o tumor é uma massa anormal de tecido, geralmente sólida, mas que poderá conter alguma quantidade de líquido também. Vale ressaltar que nem todos os nódulos com vegetações são malignos”, diz o médico.
(Imagem: reprodução / YouTube)
![]() |
Dr. Osmar Saito |
Na opinião de Saito, o surgimento de cistos com formas bizarras (septos, vegetações internas e líquido espesso) em pacientes na menopausa costuma gerar maior preocupação, já que podem favorecer metástases (semeadura de células tumorais) precocemente. “Se diagnosticados a tempo e retirados cirurgicamente, esses tumores costumam ter altos índices de cura. Portanto, o grande aliado da saúde da mulher é o exame clínico periódico, seguido de perto dos exames laboratoriais e dos exames de imagem, como o ultrassom”.
Os sintomas que costumam levar à investigação diagnóstica do câncer de ovário são a dor pélvica, dor durante a relação sexual, aumento progressivo do volume da barriga, alterações no ritmo alimentar (perda de apetite ou rápido empachamento logo após as refeições), e aumento da frequência urinária. Sempre que esses sintomas persistem por algumas semanas, é hora de buscar ajuda médica. Embora o público-alvo sejam mulheres na menopausa, esses sintomas também podem acometer pacientes jovens – que nem por isso devem deixar de consultar um especialista.
Fonte: Press Página
Câncer de ovário: ultrassom é grande aliado do diagnóstico precoce
Reviewed by Redação
on
11/28/2013 04:34:00 PM
Rating:
![Câncer de ovário: ultrassom é grande aliado do diagnóstico precoce](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihs8g1xzctf-rIHOjeFCUksOxhu6hd6m0ZAgwnO1PiLVb1-nxOxVnbU54wv-qUjVt-P3hrq3pquDQy7ASM2biO7M8vv6BVOP6lcq8oKAHuLHJi1oWEM087m5kBZ5FHqD_Z8zVZiISQcrE-/s72-c/c%C3%A2ncer-do-ov%C3%A1rio.jpg)
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com