Cursos técnicos gratuitos são direcionados às áreas mais carentes de trabalhadores qualificados
De Brasília
Yara Aquino │ Repórter da Agência Brasil
(Foto: Wilsom Dias/ABr )
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante o lançamento do programa em Brasília |
Um mapa feito com a ajuda das empresas ajudou a definir as áreas carentes de mão de obra nos municípios e quais cursos são mais adequados para a região. O programa vai permitir tanto a formação de trabalhadores quanto a requalificação. O setor têxtil terá a maior oferta de vagas (47.337), seguido da construção civil (29.615), de energias renováveis (18.583), do complexo eletrônico (13.273), de calçados (3.788) e de celulose e papel (3.563).
"Estamos vendo o maior esforço educacional que esse país já deu para qualificar mão de obra de ensino médio e superior”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Entre os estados com mais vagas disponíveis para o Pronatec Brasil Maior estão São Paulo (38.025), Santa Catarina (12.286), Minas Gerais (10.952) e Rio de Janeiro (10.566). Os que com menor oferta são Alagoas (58), Rio Grande do Norte (40) e Maranhão (20).
“O objetivo é ampliar cada vez mais a oferta de educação profissional. O Brasil conseguiu avançar muito na educação superior e precisamos fazer o mesmo com a educação profissional”, disse o secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, no lançamento do programa.
O Pronatec Brasil Maior é uma parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Sistema S.
Edição: Talita Cavalcante
Governo lança 'Pronatec Brasil Maior' para ofertar 118 mil vagas até 2014
Reviewed by Redação
on
9/19/2013 01:43:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com