Foram registradas 175 mortes em 2012; especialista sugere atenção especial às crianças
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, a cada dia, em média, sete pessoas são internadas em hospitais públicos paulistas vítimas de quedas acidentais de estruturas como lajes, balcões ou sacadas, muros, telhados e torres.
No ano de 2012, foram registradas 2.832 internações deste tipo, com 175 óbitos. Cerca de 20% das internações envolveram menores de idade.
Para Ricardo Vanzetto, gerente médico do Grau (Grupo de Resgate e Atenção à Urgência e Emergência), o mais importante é evitar que as crianças usem a laje para brincadeiras. Mas, caso não seja possível, é de extrema importância sempre ter um responsável no local.
“Em muitos casos estas quedas ocorrem devido à ausência de estrutura de proteção. É imprescindível que a laje seja murada ou cercada, numa altura de no mínimo, 1,5 metro”, destaca o médico.
Dentre as lesões mais comuns nestes casos estão as de traumatismo craniano e o trauma de coluna. Também são comuns outras fraturas e lesões, como o rompimento de tecidos moles como fígado, baço e fraturas expostas.
Em casos de quedas em lajes, o gerente médico do Grau dá as seguintes recomendações:
- A primeira medida é tentar manter a vítima calma e imobilizada, segurando cuidadosamente sua cabeça para que ela não movimente a região do pescoço.
- Ligar para o Samu ou para o Resgate do Corpo de Bombeiros o mais rapidamente possível e informar com precisão o endereço no qual o acidentado se encontra, além de passar informações como a altura da queda e o estado da vítima, se há alguma fratura exposta ou sangramento e se ela está ou não consciente.
- Aguardar o socorro no local e evitar movimentar os membros da vítima, assim como manipular sangue ou outros tipos de secreções.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Queda de laje interna 7 por dia em SP
Reviewed by Redação
on
7/26/2013 12:09:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com