Desidratação também pode acelerar o coração e causar complicações
(Foto: Getty Images)
Ideal é ingerir ao menos dois litros de água, distribuídos no decorrer do dia |
A ingestão de líquidos e alimentos ricos em água tende a ser mais frequente no calor, por ser algo refrescante e já fazer parte de muitos hábitos. No inverno, contudo, é diferente. Além de ser menos comum sentir a necessidade de refrescar-se, muitas das bebidas ingeridas para esquentar o corpo são diuréticas, como café e alguns tipos de chá.
"É preciso estar atento para não se desidratar no inverno. Além de prevenir doenças frequentes nessa estação, a pessoa também irá beneficiar a pele e o processo digestivo", alerta o professor Diego Leite de Barros, fisiologista do HCor.
A desidratação pode causar outro problema bem mais grave. Ela acelera os batimentos cardíacos e provoca queda de pressão arterial. Em pessoas com histórico ou predisposição a problemas cardiovasculares, há risco de complicações. "Existem níveis de desidratação, sendo que o mais leve apresenta sede moderada. Esse é o sinal do corpo para evitar que outros problemas possam ocorrer", alerta.
O ideal é ingerir ao menos dois litros de água, distribuídos no decorrer do dia. O consumo diário de frutas, cuja maioria é rica em água, também ajuda a alcançar essa meta.
Caso a pessoa faça alguma atividade física, haverá necessidade de repor mais água. Exercícios aquecem o corpo, fazendo com que o suor seja expelido para resfriá-lo. Nesse caso, recomenda-se ao menos 250 ml para cada 30 minutos de atividade física.
Além disso, a ingestão regular de água tende a acelerar o metabolismo basal (gasto calórico que temos em repouso). Isso significa que a queima de calorias será maior, mesmo sem exercícios.
Fonte: Target Comunicação
Beber pouca água no inverno favorece doenças transmitidas pelo ar
Reviewed by Redação
on
7/25/2013 01:58:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com