Insegurança e fragilidade dificultam a busca por um relacionamento saudável, afirma especialista em comportamento humano
(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa |
Num passado não muito longe os casais se casavam muito cedo. Nessa época a mulher tinha como objetivo principal casar para evitar a típica expressão “ficar para titia” e a carreira profissional ficava para um plano secundário. Dentro deste processo histórico onde a mulher, cansada da submissão, teve que lutar para crescer e conquistar o justo reconhecimento profissional e a independência financeira, acarretou mudanças profundas no modo de se relacionar afetivamente nesse novo tempo.
A coach de relacionamentos e especialista em comportamento humano Roselake Leiros afirma que os homens também sofreram com os novos formatos de relacionamento e com as mudanças comportamentais das mulheres; “eles com medo de se relacionar com uma mulher tão independente e forte se retraem, enquanto elas, com medo de voltar à submissão, também se retraem. E foi isso que acabou criando a relação afetiva cada vez mais superficial, sem vínculos e sem compromissos”.
(Foto: divulgação)
Roselake Leiros |
Hoje homens e mulheres entre 28 e 38 anos, apesar de suas inseguranças e carências, querem um relacionamento sério. Para estes e para os mais novos que começam a vida, Roselake Leiros dá algumas dicas para criar relações afetivas mais seguras e saudáveis:
- Viva intensamente a vida em todos os seus contextos. Viva hoje o que a vida te traz de bom. Se permita amar, aprenda de cada momento, de cada relação e se desenvolva integralmente em todos os contextos da vida.
- Esteja aberto a novas experiências e confiando na troca justa, mantenha-se firme no propósito de ganha X ganha.
- Chega de competição, pare de olhar o outro como um concorrente ou adversário. Confie que ele está na sua vida para contribuir.
- Procure se relacionar com pessoas que valorizam as mesmas coisas que você.
- Troque as críticas por sugestões respeitosas e saiba reconhecer e aprender das coisas boas do outro.
- Cuide de sua postura, você quer admirar a pessoa com quem vai se relacionar, não é? Pois bem, seja sempre uma pessoa admirável também. Evite excessos.
- Utilize todo seu conhecimento para uma relação responsável e segura.
- Confie, respeite e seja verdadeiro. Construir essa base é um processo que requer consciência e disposição.
- Cheque suas crenças sobre homens, mulheres, relacionamentos afetivos, sexo, casamento, amor. Se o que você acredita se choca com o que você quer, o relacionamento não acontece. Essas crenças negativas são as barreiras invisíveis que bloqueiam seu relacionamento saudável. O fato de que tudo é bom, pois faz parte da vida e que você é livre para fazer suas escolhas sobre “o que, como, quando e quanto você quer as coisas”. Lembre que o outro também tem seus direitos e você deve respeitar e tudo pode se harmonizar a partir de uma comunicação verdadeira e respeitosa.
- Se você tem vivido sinceramente estas coisas e ainda assim está sozinha (o), não se desespere achando que você não tem mais tempo... Calma. Mantenha-se congruente, pensando sentindo e agindo adequadamente, pois a ansiedade só atrapalha. E quando você julgar necessário também pode procurar um processo de Coaching de Relacionamento para as compreensões e mudanças que vão garantir suas realizações na área afetiva.
- A solução para um relacionamento saudável está no comportamento de cada um. Homens e mulheres são diferentes, mas é necessário que ambos tenham consciência que devem dar o seu melhor ao outro. Buscar o autoconhecimento e manter uma comunicação sincera é essencial, pois ninguém constrói um relacionamento com inverdades.
Fonte: Agência Contatto
Solteiros aos 30, você sabe por quê?
Reviewed by Redação
on
6/14/2013 12:33:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com