Pesquisas sobre a doença apontam possível melhora de pacientes por meio do uso de medicamentos associados à inserção do óleo de peixe na dieta
(Foto: Wikimedia Commons)
O paciente portador do lúpus produz anticorpos que agem contra as células do próprio organismo |
Esses remédios auxiliam no controle da atividade da enfermidade que, quando descompensada, gera inflamações resultantes em dores articulares e dificuldade de mobilidade. O paciente que segue o tratamento de forma adequada, e não apresenta atividade da doença, não tem restrições físicas e funcionais significativas. Segundo o docente do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina, Marcell Lozovoy, embora estudos das causas do Lúpus ainda sejam incertos, fatores ambientais, hormonais, imunológicos e genéticos estão sendo associados ao seu desenvolvimento. “Pesquisas mostram que as alterações hormonais, em especial a diminuição da testosterona, estão associadas à doença”, afirma. Apesar disso, os estudos não explicam o que leva à autoimunidade nestes pacientes.
Óleo de peixe contra o Lúpus
Com o objetivo de estudar alternativas nutricionais para o tratamento de doenças consideradas de baixa intensidade inflamatória, como em indivíduos com Síndrome Metabólica, o especialista Marcell Lozovoy iniciou uma pesquisa envolvendo óleo de peixe na dieta desses pacientes. Por meio dos estudos, o professor descobriu que o óleo atua diretamente na melhoria dos efeitos inflamatórios e decidiu experimentar o mesmo tratamento em pacientes com doenças de alta intensidade inflamatória, como o Lúpus. “Até o momento, os dados possibilitaram publicar três trabalhos científicos, uma vez que os pacientes apresentaram melhoria significativa nos níveis de marcadores inflamatórios. Sendo assim, o uso do óleo, associado ao tratamento com corticoides, permitiria que sofressem menos efeitos colaterais da doença, o que acarretaria em uma melhora da qualidade de vida”, finaliza.
Fonte: S2Publicom
Lúpus: o corpo lutando contra ele mesmo
Reviewed by Redação
on
6/11/2013 08:34:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com