De acordo com estudo realizado por pesquisadores canadenses, o estado nutricional durante a vida intra-uterina pode refletir no desenvolvimento do metabolismo do indivíduo
(Foto: Getty Images)
Segundo pesquisa, é possível também que as mães tenham adotado hábitos mais saudáveis após a operação, o que influenciaria na vida de seus filhos |
Segundo os especialistas da Laval University, em Quebec, no Canadá, não significa que a mãe transmita novos genes para os filhos, mas que eles funcionariam de maneira distinta. Para chegar à conclusão, os médicos acompanharam 20 mulheres e seus respectivos filhos. Por trás do resultados, está a tese de que o estado nutricional durante a vida intra-uterina se reflete no desenvolvimento do metabolismo do indivíduo. Por outro lado, é possível também que essas mulheres adotem hábitos mais saudáveis de vida após a operação, o que influenciaria na vida de seus filhos após o procedimento.
No Brasil, quatro modalidades diferentes de cirurgia bariátrica e metabólica (além do balão intragástrico, que não é considerado cirúrgico) são permitidas. São elas: Bypass gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”), Banda gástrica ajustável, Gastrectomia vertical e Duodenal Switch.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica, o número de cirurgias desse tipo dobrou em 2012 no país, somando 54 mil procedimentos, e já representa 75% das cerca de 72 mil operações bariátricas que são realizadas no país. O salto na adesão à videolaparoscopia verificado em apenas um ano se deve à mudança na legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que, desde janeiro de 2012, obriga os planos e operadoras de saúde a oferecerem tratamento cirúrgico sem qualquer restrição aos portadores de obesidade mórbida, respeitando a decisão médica e o direito do paciente.
Fonte: Target
Cirurgia bariátrica reduz chance de mãe ter bebê propenso à obesidade
Reviewed by Redação
on
6/07/2013 01:52:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com