Ortopedista especialista em coluna fala sobre o tema
(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa |
“Na maioria dos casos a escoliose não tem causas aparentes, por isso as chamamos de idiopáticas. A escoliose pode se desenvolver em qualquer idade, mas ela se acentua com o crescimento e com as más posturas, indicadores que algo não está bem”, destaca o ortopedista Dr. Daniel Ferreira Jorge, especialista em coluna e membro das Sociedades Brasileira e Americana da Coluna.
Ainda de acordo com o especialista, as escolioses podem aparecer na infância, adolescência ou na vida adulta e cada uma delas tem as suas próprias causas ou origens. O desvio pode ser facilmente percebido observando a coluna para ver se há retidão. É importante ver se as costas estão niveladas ou se um dos lados está mais elevado que o outro. Ombros, pernas e lombar com lados desiguais também são indícios.
(Foto: divulgação)
Dr. Daniel Jorge |
A fisioterapia pode ajudar a corrigir a escoliose, mas requer muito tempo e os resultados não costumam ser muito significativos. A natação é também um bom método uma vez que proporciona relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos, podendo ajudar no tratamento. Outras abordagens podem incluir RPG, pilates de estúdio, osteopatia, e muitas outras terapias.
“O tratamento é muito pessoal de acordo com causas e estágio do problema, mas a evolução da medicina permite muito menos transtornos do que há 10 anos atrás”, finaliza o especialista.
Fonte: Ayres Comunicação
Saiba mais sobre a 'escoliose' e as opções de tratamento
Reviewed by Redação
on
5/20/2013 03:35:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com