Tratamento por meio da Medicina Tradicional Chinesa pode aliviar os sintomas de pessoas que sofrem com rinite alérgica sazonal
(Foto: Dreamstime)
Imagem ilustrativa |
Eles dividiram 422 pessoas na Alemanha em três grupos: um tratado com acupuntura, um com acupuntura falsa (sham) e outro com anti-histamínicos. As pessoas nos primeiros dois grupos também foram autorizadas a tomar anti-histamínicos, se necessário.
No início, os três grupos tinham características semelhantes e ao final de 12 sessões de acupuntura, após sete ou oito semanas, os pacientes disseram que seus sintomas melhoraram e tomaram menos medicação do que as pessoas dos outros grupos. Segundo os pesquisadores, as diferenças foram modestas e desapareceram dentro de dois meses adicionais.
Segundo explica o coordenador do programa de pós-graduação em Acupuntura do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos e também presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), essa queda nos efeitos da acupuntura é normal. “Isso indica a necessidade de se manter regularmente o tratamento pela acupuntura até a remissão total dos sinais e sintomas, ou seja, não será somente com 12 sessões de acupuntura que se curará um distúrbio alergico respiratório que se caracteriza por uma hipersensibilidade da mucosa por onde o ar que respiramos entra (narinas). Em muitos casos, o tratamento completo leva 6 meses ou mais”.
Para Luna, que é ex-rinítico e que se curou com o seu próprio tratamento, o resultado do estudo dá "apoio convincente para a eficácia da acupuntura não só na rinite sazonal mas também pode ser extrapolado para as rinites em geral”.
Dados
A rinite alérgica afeta 16% do total de crianças norte-americanas, e são gastos anualmente US$ 1,2 bilhões em medicamentos e medidas preventivas. No Brasil, em regiões onde não há as quatro estações definidas claramente, a forma de rinite alérgica que predomina é causada por ácaros, e as pessoas alérgicas, em geral, apresentam sintomas durante o ano inteiro.
O estudo colaborativo denominado International Study on Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC) mostrou que há grande variação na taxa de prevalência de rinite alérgica. A realização do ISAAC no Brasil mostrou que o país está no grupo de países que apresentam as maiores taxas de prevalência de asma e de rinite alérgica no mundo.
Fonte: Misfeldt Comunicação
Acupuntura ajuda a controlar rinite alérgica, mostra estudo
Reviewed by Redação
on
3/05/2013 03:31:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com