Objetivo é restaurar a capacidade de fala através de sistemas que incluem eletrodos implantados no cérebro
A empresa israelense Technion-Israel Institute está desenvolvendo um dispositivo que permitirá que pessoas impossibilitadas de falar se comuniquem por meio de computadores. Esse mecanismo articula letras e palavras por meio da decodificação da atividade cerebral do paciente.
“Nossa pesquisa começou há cinco anos”, diz Ariel Tankus, que investigava inicialmente as possibilidades de interface cérebro-máquina. Posteriormente, ele mudou o foco para a fala, uma área desafiadora para o estudo do cérebro.
Os testes foram feitos com voluntários, pacientes com epilepsia que não respondiam à medicação e tiveram eletrodos implantados em seus cérebros para que os médicos pudessem registrar a atividade cerebral durante as crises.
Os pesquisadores mapearam o arranjo matemático de como os vários sons de vogais são representados em áreas do cérebro, conectando a representação cerebral com a anatomia e fisiologia da articulação da vogal.
“Há doenças em que todo o corpo do paciente fica paralisado, mas sua mente continua funcionando”, diz o prof. Shy Shoham. “Nosso objetivo no longo prazo é restaurar a capacidade desses pacientes para falar por meio de sistemas que incluem eletrodos, decodificação da atividade neural que codifica a fala e sons artificiais”.
Fonte: Israel21c.org / Centro de Mídia Brasil-Israel (Cembri)
Dispositivo pode ajudar pessoas paralisadas a se comunicarem
Reviewed by Redação
on
10/03/2012 01:46:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com