Especialista alerta sobre os exageros, produtos não liberados e impróprios para alguns atletas
(Foto: Getty Images)
Imagem ilustrativa |
Muitos alunos procuram o auxílio desses produtos para acelerar a conquista dos resultados, tanto para emagrecer, quanto para ganhar músculos definidos. O auxiliar administrativo, Denilson Teixeira, por exemplo, embora somente há cinco meses na academia, já faz uso de suplementos para otimizar os resultados. "Com a indicação dos professores, utilizo suplementos para proporcionar mais força durante o treino e recuperar a musculatura após os exercícios, como queratina e proteína", diz.
Muitos desses produtos, de fato, ajudam a obter uma performance esportiva melhor, além de diminuir o cansaço e fadiga muscular. No entanto, há diversas marcas não liberadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - que são vendidas livremente em lojas especializadas, até mesmo dentro da própria academia. "Esses produtos podem conter substâncias proibidas que oferecem riscos à saúde", alerta a farmacêutica especialista em nutracêuticos e nutricosméticos, Karina Ruiz, que acaba de lançar o livro Nutracêuticos na Prática - Terapias Baseadas em Evidências.
(Foto: divulgação)
Karina Ruiz, farmacêutica especialista em nutracêuticos e nutricosméticos |
Veja agora o que é mito e verdade acerca de alguns dos principais suplementos:
Creatina pode fazer mal?
Verdade - Considerado um dos suplementos mais utilizados para oferecer força ao atleta, a creatina pode, dependendo da dose, causar problemas nos rins e no fígado, principalmente em pessoas que já apresentam anormalidades nesses órgãos.
Ao longo do tempo, os suplementos podem deixar de fazer efeito?
Mito - Na verdade, o treino deve ser regularmente alterado para causar estímulo aos músculos. Muitas vezes, o suplemento também requer ajuste de dose. Por isso, a necessidade de um profissional especializado.
Há contraindicação para o uso do BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)?
Verdade - O principal papel dos BCAA's é a recuperação de lesões musculares, formadas durante um treino intenso de musculação. Porém, ele pode alterar o nível de serotonina, substância que, na sua falta, pode alterar o humor, sono e uma série de outros problemas emocionais. Portanto, pacientes que fazem tratamento para depressão podem ter contraindicação de uso desse suplemento.
Whey protein é eficaz?
Verdade - É um mix de aminoácidos que pode contribuir para o aumento da massa magra e, consequentemente, da força. Ele é considerado um dos meios de crescimento muscular mais saudável, pois geralmente é derivado da proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. No entanto, além do suplemento, o treino supervisionado é fundamental.
Eu tenho uma dieta extremamente balanceada, então não preciso de suplementos?
Mito - Dependendo do treino, ou seja, atletas de elite ou atletas recreacionais com treino "puxado" precisam do suplemento, uma vez que dificilmente essas pessoas adquirem tudo o que necessitam através dos alimentos.
Chá verde queima gordura?
Verdade - No chá verde existem substâncias que aceleram a lipólise, quebra da gordura, que se encontra acumulada no tecido adiposo. No entanto, é preciso cautela, especialmente em pacientes com pressão alta, pois, dependendo da dose, o chá verde pode estar associado ao aumento da pressão.
Os suplementos otimizam a força dos músculos, mesmo sem treino?
Mito - Para desenvolver a musculatura, é necessário o estímulo, que vem do treino. O suplemento será o substrato necessário para a hipertrofia da célula. Por isso, sem treino, não há lugar para o suplemento.
Nosso corpo produz o ômega-3 que necessitamos?
Mito - O ômega-3 é um nutriente essencial, ou seja, só adquirido através da dieta. O organismo não produz ômega-3, por isso, é necessário ingerir fontes deste nutriente (peixes, frutos do mar, algumas sementes).
Fonte: Holding Comunicações
Conheça os mitos e verdades sobre os suplementos de academia
Reviewed by Redação
on
10/05/2012 06:15:00 PM
Rating:
Nenhum comentário
Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com