campa-insta


Já escovou os dentes do seu pet hoje?

Compartilhar no WhatsApp!
A higiene bucal deve ser um cuidado diário com cães e gatos. O hábito previne o surgimento do tártaro, perda de dentes, mau hálito e até insuficiência renal

Por Mariana Branco

(Foto: Getty Images)
Apesar das cáries serem raras em cães e gatos, a falta do hábito da escovação acarreta uma série de problemas que prejudicam a saúde e o bem-estar dos pets. Além de causar dor e incômodo aos animais, as doenças dentárias podem afetar outros órgãos e levar ao isolamento social do bichinho na família por conta do mau hálito. A escovação diária dos dentes e visitas anuais ao veterinário para profilaxia oral e controle da placa bacteriana são medidas simples que ajudam a manter a saúde bucal em dia. Com estas ações é possível prevenir cáries, a formação da placa bacteriana e do tártaro, doenças periodontais, perda de dentes e até insuficiência renal.

Segundo Leonel Rocha, veterinário da clínica Dental Pet Brasil (Taubaté, SP), as grandes vilãs da saúde bucal dos mascotes são as doenças periodontais, que atingem os tecidos próximos aos dentes como gengiva, ossos e ligamentos de suporte. “Estas enfermidades acometem principalmente os cachorros de pequeno porte e caracterizam-se pelo acúmulo de placa bacteriana por falta de escovação. Geralmente o quadro tem início com uma gengivite e, eventualmente, os ossos são afetados levando a perda do dente em alguns casos. Estas bactérias podem, inclusive, causar problemas em outros órgãos como coração, rins e fígado”, alerta o especialista.

Formação do tártaro

As bactérias presentes nas gengivas começam a se organizar e formar a placa bacteriana aproximadamente 48 horas após a alimentação. Por isso é importante que o hábito da escovação seja diário. Com o tempo, a placa endurece e transforma-se no tártaro dentário. Identificados por meio de um simples exame clínico, a placa e o tártaro causam problemas de mastigação, halitose (cheiro anormal na boca) e podem levar à insuficiência renal quando não tratados. O comprometimento das funções renais é mais frequente em felinos do que nos cães e pode ser identificado por meio de exames de urina, de sangue e pelo quadro clínico.

Além disso, cães e gatos com mau hálito, ao se lamber, ficam fedidos e muitas vezes são rejeitados pela família. Confira algumas dicas para fazer da escovação um hábito:



Rações especializadas com formulações para controle dental e alguns biscoitos caninos também ajudam na higiene bucal. Quando o animal não aceita bem a escovação, Rocha recomenda que a limpeza seja feita com uma gaze embebida em clorexidina: basta enrolá-la em um dos dedos e esfregar suavemente sobre os dentes do mascote. “Se o animal for do tipo que mastiga, existem ainda tiras macias de couro que ajudam a controlar o aparecimento da placa”, completa. É preciso, no entanto, evitar dar aos animais ossos de verdade: são muito duros e podem fazer com que o pet quebre um dente ao mastigar.

“Quando as placas se formam, a escovação não basta. É preciso fazer um tratamento periodontal para removê-las. O tempo decorrido até a formação do tártaro dependerá da predisposição e da alimentação do animal, mas ele costuma aparecer após alguns meses”, explica o veterinário. O controle da placa bacteriana e a remoção do tártaro são feitos no consultório, de forma mecânica, com o animal sob anestesia geral e entubado para evitar que se movimente.

Antes de iniciar a limpeza, o veterinário deve fazer uma radiografia oral e uma avaliação individual de cada dente. O procedimento é feito com ultrassom e água e inclui: limpeza das coroas dos dentes, limpeza profunda abaixo da gengiva e polimento.

Controle da dor é necessário

A lenta progressão das doenças periodontais faz com que o animal acabe se acostumando com a dor e, por isso, normalmente o proprietário não percebe sua presença. “Depois do tratamento periodontal, a qualidade de vida do animal melhora muito. É importante fazer uso de antibióticos três dias antes do procedimento e sete dias depois para evitar outras infecções. O medicamento alivia imediatamente a dor e elimina o mau cheiro, porém o animal não pode fazer uso contínuo dos antibióticos. A remoção mecânica das placas e do tártaro é necessária”, salienta Rocha.

Synulox (amoxicilina trihidratada e clavulanato de potássio) é um antibiótico de amplo espectro eficaz para o tratamento de doenças periodontais em cães e gatos. Com boa aceitação, seus comprimidos devem ser administrados diretamente na boca dos pets.

Fonte: CDN Comunicação

Já escovou os dentes do seu pet hoje? Já escovou os dentes do seu pet hoje? Reviewed by Redação on 2/07/2012 09:57:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-