campa-insta


Época de enchentes aumenta risco de doenças infecto-contagiosas

Compartilhar no WhatsApp!

Secretaria alerta sobre necessidade de prevenção de problemas de saúde causados pelo contato com a água suja das chuvas

O período de chuvas e enchentes aumenta risco de transmissão de doenças infecto-contagiosas. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo faz um alerta sobre a necessidade de prevenção para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja das chuvas, que carregam uma série de bactérias e vírus.

Um dos principais problemas é a leptospirose, doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça. Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos.

“Alguns cuidados são essenciais para que as pessoas possam se prevenir contra doenças infectocontagiosas mais incidentes na época de chuvas, especialmente a leptospirose, que nos casos mais graves pode até levar à morte”, afirma a médica Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual.

Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.

A água das enchentes também pode ajudar proliferar a bactéria causadora do tétano. Segundo alerta divulgado pelo Ministério da Saúde, inundações ajudam a disseminar a bactéria Clostridium tetani, causadora da doença, que é grave e pode levar à morte. No ano passado, foram confirmados 26 casos de tétano acidental no Estado de São Paulo.

A vacina contra o tétano está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Deve ser aplicada, nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço entre os quatro e seis anos. Para os adultos é indicado o reforço da vacina a cada 10 anos.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Época de enchentes aumenta risco de doenças infecto-contagiosas Época de enchentes aumenta risco de doenças infecto-contagiosas Reviewed by Redação on 1/21/2012 10:24:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-