campa-insta


Acordo afasta risco de greve nos aeroportos no Ano Novo

Compartilhar no WhatsApp!
Sindicatos de aeroviários e de aeronautas assinaram convenção coletiva de trabalho para 2012

Por Cristiane Simões

Quem for viajar de avião, neste fim de semana, pode ficar tranquilo, porque os aeronautas e aeroviários concordaram com o reajuste salarial de 6,5%. Na quinta-feira (28) foram assinadas, por todos os sindicatos do setor, as respectivas convenções coletivas que irão vigorar até o dia 30 de novembro de 2012, afastando qualquer risco de paralisação das atividades no final do ano.

Segundo a advogada Glória Maria Brasil, do escritório Castro Barros Sobral Gomes Advogados, que faz parte da Comissão de Negociação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), o acordo com as categorias foi mais difícil este ano.

Houve risco de greve, instauração de dissídio coletivo no TST e audiência no Ministério do Trabalho, mas, por fim, foi obtido êxito com o entendimento das partes sobre o reajuste dos salários dos profissionais no valor de 6,5%, além de aumento de 10% para os diferentes pisos salariais e estabelecimento de um novo piso de operador de equipamento de R$ 1.000,00.

O movimento de greve foi enfraquecido após a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de que ao menos 80% da categoria permanecesse no trabalho neste fim de ano. Inicialmente as categorias cobravam um reajuste de 13%. No decorrer das negociações aceitaram baixar esse percentual para 7% até fecharem com a proposta de 6,5% generalizado e 10% para os pisos.
Acordo afasta risco de greve nos aeroportos no Ano Novo Acordo afasta risco de greve nos aeroportos no Ano Novo Reviewed by Redação on 12/30/2011 11:51:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-