campa-insta


Três políticos de Campinas estão foragidos

Compartilhar no WhatsApp!
Acusados teriam recebido propina em licitações da estatal SANASA 

Por Amanda Cotrim,
De Campinas / SP

Na sexta-feira (20), Campinas viveu um dia histórico na política, às 6h da manhã a polícia já cumpria os 20 mandados de prisão e de busca e apreensão de empresários e políticos do alto escalão da cidade. Isso aconteceu após 8 meses de investigações do Ministério Público que apura supostas fraudes em contratos públicos de uma empresa estatal (de abastecimento de água- a SANASA), em Campinas. A acusação é de que políticos teriam recebido propina de empresários para que estes tivessem privilégios em licitações de contratos que são públicos.

O MP de Campinas apresentou as provas e a justiça (Juiz Nelson Augusto Bernardes, da 3ª vara) concedeu os mandados. Entre os suspeitos estão três políticos: O vice prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra do PT, o secretário de segurança pública, Carlos Henrique Pinto, e o coordenador de comunicação da prefeitura, Francisco de Lagos. O primeiro está em férias, na Espanha, desde o último dia 13 de maio e, por isso, não foi preso. Já os outros dois, ninguém sabe e ninguém viu. Há de se questionar uma coisa: O vice prefeito em nenhum momento foi citado nas investigações. Ter seu nome entre os que vão ser presos, parece estranho. Demétrio disse via Twitter que ficou surpreso com a decisão da justiça e deve voltar das férias, na Espanha, nesta terça feira, (24).

O que mais chamou a atenção dos campineiros foi as imagens dos empresários dentro do camburão. O MP está empenhado nesse caso, a polícia civil, pelo visto, também. Parte da população e a oposição do governo querem o impeachment do prefeito Helio de Oliveira Santos, do PDT.

O ideal agora é que a imprensa seja a mais crítica possível e que não vire palco para que a oposição do governo possa “dar o seu show”. Pois essas prisões são pratos cheios para oportunistas que não estão preocupados com a população, mas sim com a cadeira do gabinete da prefeitura. Cabe a imprensa se controlar, porque essa agitação mexe com os jornalistas que são humanos. Nessa, os colegas de imprensa podem ser vítima da sua própria criação: a notícia. É importante manter a calma e analisar com critérios os fatos. Pois, ninguém é culpado até que se prove o contrário. Contudo, os empresários estão presos e não devem ter privilégios, pois quem rouba um real e rouba um milhão é ladrão.

Lista dos presos, até o momento:

Alfredo Antunes - Empresário
Augusto Antunes - Empresário
Aurélio Cance Junior - Diretor Técnico da Sanasa
Gregório Wanderlei Cerveira - Empresário
Luiz Arnaldo Pereira Maier - Empresário
Marcelo de Figueiredo - Ex-diretor Comercial da Sanasa
João Carlos Gutierrez - Empresário
João Tomaz Pereira Júnior - Empresário
Ricardo Chimirri Candia - Ex-Diretor de Controle Urbano
Pedro Luis Ibrahin Hallack - Empresário
Gabriel Ibrahin Gutierrez - Empresário
Emerson Geraldo de Oliveira - Empresário

Foragidos:

Demétrio Vilagra - Vice-prefeito
Francisco de Lagos - Sec. de Comunicação de Campinas
Ivan Goretti de Deus - Empresário do ramo de eventos
Valdir Carlos Boscato - Ex-conselheiro da Sanasa
José Carlos Cepera - Empresário
Carlos Henrique Pinto - Sec. Segurança de Campinas
Maurício de Paulo Manduca - Empresário
Dalton dos Santos Avancini - Empresário
Três políticos de Campinas estão foragidos Três políticos de Campinas estão foragidos Reviewed by Alisson Matos on 5/21/2011 01:44:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-