campa-insta


Artigo: O meio ambiente merece respeito

Compartilhar no WhatsApp!
Artigo │ Por Antonio Goulart

Durante mais de 20 anos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tramitou nos corredores do Congresso. Sua aprovação, no ano passado, demonstra que os interesses de toda a sociedade brasileira estão convergindo para o bem estar do meio ambiente. Formou-se uma consciência coletiva de que é preciso desenvolver maneiras de aliar o crescimento econômico do país com a sustentabilidade.

Perante essas questões, diversas políticas públicas foram adotadas para tornar a cidade de São Paulo um modelo no incentivo a não degradação de nossos recursos naturais. Dentre estas medidas, podemos citar a Lei de Proteção aos Mananciais, a Lei Cidade Limpa e a Inspeção Veicular. Todas elas visam dar, de alguma forma, mais qualidade de vida ao cidadão paulistano.

Enquanto Vereador, eu também legislei nesta área tão importante para a população. Pleiteei a aprovação de um Projeto de Lei de minha autoria que versava sobre a importância de controlar a destinação final dos óleos lubrificantes. Em 2005, essa proposta se tornou Lei e a coleta e o manejo destes produtos já são feitos de forma menos prejudicial ao meio ambiente.

Hoje, luto pela aprovação do Projeto de Lei 547/10, que propõe o descarte adequado de veículos com mais de dez anos de uso e que sejam inservíveis aos propósitos da sociedade moderna. Dar a destinação correta a estes equipamentos evita a contaminação dos solos e lençóis freáticos, além de impedir a excessiva poluição do ar causada por veículos automotores antigos.

Do mesmo modo, acredito na importância de outras ações coletivas para transformar nossa relação com o meio ambiente. Pintar de branco os telhados de toda a cidade de São Paulo é uma das medidas cabíveis que podem ser tomadas para se evitar a formação de ilhas de calor nessa metrópole. O gesto, simples, porém controverso, é capaz de reduzir o aquecimento excessivo de pontos da cidade.

Minha atuação em prol do meio ambiente é apenas parte de um grande esforço que vem sendo feito. Ou seja, faço o que é possível, mas estou sempre em busca de poder fazer mais. Existem muitos outros projetos na Câmara Municipal que pretendem dar ao meio ambiente o respeito que ele merece. Não posso mudar sozinho a consciência e os costumes da nossa comunidade, mas posso fazer parte da mudança.

Antonio Goulart – É Vice-Presidente da Câmara Municipal e atual Vereador mais votado na Cidade de São Paulo. Já presidiu CPIs do meio ambiente, foi membro da comissão de Trânsito, Transporte, Turismo Lazer e Gastronomia e proponente de uma subcomissão exclusiva para Turismo, Lazer e Gastronomia.

Artigo: O meio ambiente merece respeito Artigo: O meio ambiente merece respeito Reviewed by Diego Martins on 5/24/2011 12:39:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-