campa-insta


Entidade dá orientação gratuita a quem busca financiamento para projetos culturais

Compartilhar no WhatsApp!
Serviço é destinado a jovens entre 15 e 29 anos

Por Ana Carolina Esmeraldo

Ser um jovem artista é um desafio nos dias de hoje. Muitos deles têm determinação e iniciativa para realizar projetos culturais, mas a carência de orientação e informação é um grande obstáculo. Foi para resolver esse problema que o CADE (Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo) criou um programa de orientação para ajudar pessoas entre 15 e 29 anos, que moram no Estado de São Paulo, a obterem financiamento para a realização de seus projetos artístico-culturais.

O perfil de projetos priorizados são os que auxiliam a expressão sociocultural ou que sejam geradores de trabalho e renda. O Centro foi criado por iniciativa da Coordenadoria Estadual da Juventude e é executado desde o final de janeiro deste ano pela Associação Horizontes, entidade sem fins lucrativos que visa promover a geração de trabalho e renda. “Alguns jovens nem sabem que existem financiamentos para esses tipos de projeto e, quando sabem, não têm ideia de quais são os prazos e de como se inscrever nos editais. Diante dessas dificuldades, eles acabam se sentindo desmotivados. Estamos aqui para mudar essa história!”, explica o presidente da Horizontes, Marcelo Rocha.

No CADE, o jovem tem à sua disposição todo tipo de informação sobre possibilidades de financiamento, dicas a respeito da estruturação de projetos culturais, cursos de aprimoramento de suas habilidades e até bate papos com jovens empreendedores. O projeto tem quatro vertentes de serviços disponíveis: balcão de informações, atendimento individual, cursos de apoio e roda de conversa. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo.

No balcão de informações (de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 19h00), o jovem pode esclarecer dúvidas sobre os financiamentos existentes e questões como prazos, endereços, contatos etc. Já no atendimento individual (de 3ª a 6ª feira, das 14h00 às 20h00), que tem duração de uma hora e precisa ser agendado previamente, os interessados recebem informações mais detalhadas. Isso inclui a orientação de como redigir o texto do projeto, definir a sua infraestrutura e apresentação e compor seus custos, entre outros. Ambos podem ser feitos online, por telefone ou pessoalmente, na sede do CADE (Travessa Calado, n.º 9 - Liberdade - São Paulo). O telefone para contato é (11) 3337-1602.

O programa também disponibiliza cursos de apoio para o aperfeiçoamento das competências necessárias para ser um empreendedor de sucesso (de 2ª a 6º feira, das 19h00 às 22h00, e aos sábados, de 9h00 às 16h00). Eles são realizados esporadicamente e determinados de acordo com as dificuldades encontradas pelos jovens em seus projetos, que são detectadas no balcão de atendimento ou no atendimento individual. Outro serviço oferecido são as rodas de conversa, que dão oportunidade para futuros empreendedores trocarem experiências e informações com quem já passou pelo programa e pode compartilhar suas dificuldades e dar dicas de como superá-las. As rodas acontecem mensalmente, com horários a definir, e são divulgadas no balcão de informações e online.

 Para obter mais informações sobre o CADE, basta acessar o portal da juventude pelo site www.juventude.sp.gov.br ou mandar um email para juventude@sp.gov.br.
Entidade dá orientação gratuita a quem busca financiamento para projetos culturais Entidade dá orientação gratuita a quem busca financiamento para projetos culturais Reviewed by Diego Martins on 3/10/2011 07:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-