campa-insta


Preços de apartamentos disparam na cidade de SP

Compartilhar no WhatsApp!

Facilidades de financiamento cada vez maiores contribuíram para a alta dos valores

Por Erika Coradin

Os preços dos imóveis nas principais cidades brasileiras dispararam nos últimos anos. É o que revela o novo índice FipeZap, que mede a valorização dos imóveis e orienta os consumidores sobre a real situação dos preços imobiliários. Os dados mostram que, nos últimos três anos, a maior valorização de preços se deu nos apartamentos de um e dois dormitórios. O fato se explica, também, pelo aumento de 30% no número de jovens entre 20 e 35 anos que decidiram pela casa própria, segundo dados da Caixa Econômica Federal. O relatório, referente ao período de outubro a dezembro de 2010, informa que os consumidores com menos de 35 anos já respondem por 57% dos pedidos de financiamento imobiliário, com 40% sendo de jovens casais sem filhos e 23% solteiros.

Em São Paulo, os apartamentos menores subiram, em média, 88% nos últimos três anos, enquanto os de três e quatro dormitórios tiveram alta de 72% e 56%, respectivamente. Com as vendas de apartamentos de um e dois dormitórios em crescimento, as incorporadoras passaram a explorar esse mercado que, por muitos anos, ficou abandonado, principalmente em empreendimentos bem localizados, próximo a estações de metrô, ao centro da cidade e a regiões de fácil acesso. “Há uma demanda por imóveis compactos e bem localizados, principalmente nas regiões centrais das cidades. Como o objetivo das incorporadoras é atender esse público, a disputa por terrenos bem localizados ficou ainda mais acirrada”, explica Marcos França, diretor comercial da Requadra Desenvolvimento Imobiliário.

Atentas a esse potencial, as incorporadoras passaram a explorar regiões em desenvolvimento, incluindo o centro de SP, que, até poucos anos, era uma região degradada e com poucos investimentos. Principalmente, porque só havia apartamentos mais antigos, sem garagem ou nenhum tipo de lazer. Depois dessa aceleração, compradores e investidores já contam com inúmeras opções de compactos, o que elevou a disputa por terrenos bem localizados, fazendo com que as negociações para esse tipo de apartamento ficassem mais acirradas.

O financiamento imobiliário, com taxas e prazos mais acessíveis, facilitou o acesso à compra, mesmo para quem não dispõe de uma poupança para pagamento em prazos mais curtos.  “As pessoas encontram mais facilidade em financiar um apartamento novo, com projeto moderno e bem localizado. As instituições financeiras oferecem excelentes condições de financiamento devido à garantia real da hipoteca, o que reduz fortemente o risco do empréstimo em um imóvel novo”, alerta Eduardo Muszkat, diretor executivo da You Inc.

Para o executivo, as facilidades em se obter crédito ampliaram a procura de jovens por apartamentos compactos. “Um emprego com um salário razoável basta para conseguir financiar um apartamento pequeno. A mensalidade desse financiamento chega a ser semelhante ou até menor que o custo de um aluguel, o que contribui para o comprador adquirir um imóvel também como investimento. Os dados da FipeZap e da Caixa Econômica Federal traduzem bem esse novo cenário, já identificado por nós, da You Inc., há algum tempo”, informa Muszkat.
Preços de apartamentos disparam na cidade de SP Preços de apartamentos disparam na cidade de SP Reviewed by Diego Martins on 2/24/2011 07:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-