campa-insta


Especialista explica como emagrecer com saúde

Compartilhar no WhatsApp!
Nutrólogo condena as dietas milagrosas e afirma que a reeducação alimentar continua sendo a maneira mais saudável de perder peso


Por Verônica Pacheco

 (Imagem: Reprodução)
Para aumentar a saciedade é necessário enriquecer o
cardápio com muitas fibras
A eterna briga com a balança incomoda muita gente que – na maioria das vezes – já tentou de tudo para emagrecer. Dietas milagrosas, nas quais apenas um grupo alimentar é permitido e vários outros são excluídos do cardápio, são apenas algumas das formas mais comuns de tentar perder peso. “Este é um jeito errado e perigoso de emagrecer. Além disso, elas funcionam em um primeiro momento, mas depois é muito difícil manter o peso conquistado”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli.
(Foto: Arquivo pessoal)
Asinelli: "dietas com baixas calorias não
devem ser toleradas"



Asinelli ressalta que dietas que priorizam determinados alimentos são impossíveis de serem mantidas a longo prazo e não levam em consideração as preferências pessoais. “Emagrecer é um processo lento e difícil, mas não precisa ser sofrido. É possível perder peso com alegria, comendo bem, sentindo o prazer de saborear os alimentos e sem privações radicais que acabam deixando o indivíduo infeliz”, observa.

O médico alerta que deixar de comer determinados alimentos pode levar a deficiências nutricionais prejudiciais ao organismo, especialmente durante fases importantes do crescimento como a adolescência. “Dietas com baixas calorias também não são toleradas, pois desencadeiam compulsões alimentares e efeitos colaterais como tonturas, fraqueza e tremores. Não adianta ficar magro e com a saúde prejudicada”, acrescenta.

Segundo Asinelli, não existe nenhuma fórmula mágica para emagrecer. E por mais batida que seja aquela velha história de alimentação adequada associada a exercícios e hábitos de vida saudáveis, ela é a solução mais correta. “O ideal é fazer uma reeducação alimentar, fazendo mais refeições ao dia e dando preferência aos alimentos naturais e evitando o consumo de gorduras, açúcar, frituras e alimentos industrializados”, recomenda.

Uma boa dica para aumentar a saciedade é enriquecer o cardápio com muitas fibras. Elas demoram mais tempo para serem digeridas, prolongando a sensação de saciedade e contribuem para a digestão. “É bom lembrar que ao aumentar a quantidade de fibras deve-se aumentar também a quantidade de água. Trocar o pão branco e o arroz pelas opções integrais pode ser um bom começo”, aponta.

Quanto ao programa alimentar, Asinelli aconselha jamais ficar sem café da manhã, fazer um pequeno lanche com uma fruta ou barra de cereal entre as refeições principais e comer bastante salada antes de atacar outros pratos na hora do almoço. “No final do dia é permitido fazer uma refeição leve, mas nada de jantar com feijoada. No máximo uma salada com um pedaço de carne grelhada”, finaliza.


Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037)
Médico Nutrólogo
Site: http://www.clinicaasinelli.com
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com

Especialista explica como emagrecer com saúde Especialista explica como emagrecer com saúde Reviewed by Diego Martins on 2/09/2011 07:30:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-