campa-insta


De Olho no Lance: A coerência deixou de ser virtude

Compartilhar no WhatsApp!
Por Alisson Matos

Valeu nosso eterno capitão!
A Seleção Brasileira de Dunga entrou em campo sob os olhares desconfiados dos torcedores tupiniquins, afinal, enfrentaria a temida Laranja Mecânica, de Robben, Van Pierse e Sneijder, detentora de um futebol bonito, vistoso, de qualidade e eficiente, como dizem os críticos do treinador brasileiro. Pois bem, o jogo começou com o Brasil melhor em campo, apresentando um futebol para contestador nenhum colocar defeito. O que os contrários à seleção esperavam da Holanda, era o que o Brasil vinha fazendo, controlando o jogo e dando ritmo a partida. E mesmo com as ausências de Elano e Ramirez, o time do Dunga abriu o placar, num lindo passe a la Zico de Felipe Melo para Robinho chutar na saída do goleiro.

1x0
E não para a elogiada Holanda e sim para o contestado Brasil. Tivemos, digo na 1ª pessoa do plural, porque me incluo na torcida e no apoio a Dunga, chances de ampliar o placar no primeiro tempo. Coisas do futebol, não fizemos. Saímos para o intervalo com a sensação que poderia ter sido melhor, mas não foi. Agora era voltar com a mesma pegada na segunda etapa. Mas não voltou. O segundo tempo começou de forma estranha, para mim, não para a maioria dos brasileiros, pois a Holanda vinha melhor, pressionando o time brasileiro. Até que numa falha do incontestável melhor goleiro do mundo Júlio César, a Laranja empatou a partida.

1x1
Até aí tudo bem. Dava para dar um jeito na situação. Afinal de contas é o Brasil, pentacampeão do mundo. Não para os que se preocupavam em só criticar o trabalho do técnico, que no comando da seleção ganhou tudo o que disputou. Para eles, era a hora da seleção do jogo bonito virar o placar e o momento dos jogadores do futebol feio voltar para casa. Minutos depois, em jogada ensaiada, exaustivamente treinada pelos holandeses, veio o que a maioria esperava e torcia. Gol da Holanda. O segundo de Sneidjer.

1x2
Chegamos a perder alguns gols. O nervosismo tomou conta do escrete tupiniquim. Felipe Melo foi expulso. (Daí, já arrumaram o culpado para dividir a responsabilidade da eliminação com Dunga). Parecia que tudo o que dava certo na primeira etapa dava errado na segunda. A Holanda tomou conta do jogo e passou a comandar a partida. O tempo passou a ser nosso inimigo e se aliou aos holandeses.

Até que o japonês apitou o fim do jogo. A seleção cinco vezes campeã do mundo parou, assim como fizera em 1974, diante da Laranja Mecânica. Lá, tínhamos holandeses que revolucionaram o futebol. Na derrota de hoje, tivemos uma Holanda batendo recordes de cartões amarelos. Mas como dizem os contrários ao Dunga, eles venceram e estão na semi da Copa do Mundo da África.

A esses contestadores restou criticar o comandante. porque agora tem motivos, antes mesmo sem, eles procuravam. Dunga volta para casa sem o principal objetivo. Ao invés de uma taça na mala, embarca para o Brasil com a preocupação do que irá ouvir. Mas ele está acostumado, enfrentou algo semelhante nos tempos de jogador.

Pois é, Dunga, você poderia ter calado a boca de muita gente que o execrou injustamente e que o culpou por não ter levado Ronaldo, Roberto Carlos, Neymar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho e até Adriano. A bola pune, professor. O futebol não é nada justo. Até para aqueles que pregam a justiça e coerência dentro das 4 linhas.
Talvez nosso comandante tenha pecado pelo excesso de coerência. Perdeu com as convicções colocadas à prova. Mas ainda bem que as derrotas não são eternas. Valeu, nosso eterno capitão!
De Olho no Lance: A coerência deixou de ser virtude De Olho no Lance: A coerência deixou de ser virtude Reviewed by Alisson Matos on 7/02/2010 07:22:00 PM Rating: 5

10 comentários

  1. Não fui fã deste time do Dunga, tinha bons jogadores e nada mais.
    Foi bem até enfrentar uma seleção, e contra a Holanda primeiro desafio de verdade "abriu as pernas", mas como brasileiro acreditava.
    Coerência continua sendo virtude, é a teimosia que não.

    Mas respeito sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. É isso aeeew.Como dizem,é na derrota que se aprende mais,então vamos lá Brasil,aprender com os erros e se tornar uma melhor seleção para a próxima Copa.
    Potencial para isso nós temos.E diferente dos críticos à seleção e ao nosso futebol,eu acredito e torço pelo Brasil.
    Vamos arrumar à casa e mostrar o futebol Penta campeao.

    Parabéns pelo Belo texto.
    Beijos Dani fapcom

    ResponderExcluir
  3. rapaz..
    foi culpa do mick jagger
    ou das crias da gávea..hahaha..

    bom texto!
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pois amigo, eu te aponto o verdadeiro culpado. Como disse o amigo aí em cima, o Brasil perdeu devido a presença de Mick Jagger...rsrs

    Falando sério, interessante seu ponto de vista sobre o assunto. Tb respeito a sua opinião, mas acho que ele fez certo em tentar manter a sua coerencia, mesmo nao tendo dado certo principalmente naquele segundo tempo...

    Na verdade, maior que o desafio da responsabilidade de uma seleção na Copa, Dunga terá agora que aguentar as criticas que cairão sobre ele. E é duro quando estamos convictos de algo, tentamos provar que estamos certo e no fim acabamos falhando... paciencia, como vc mesmo disse, "as derrotas não são eternas".

    Este post está tendo uma otima repercursao no twitter, motivo pelo qual cheguei até aqui. E ele realmente é excelente! Parabéns cara, vc escreve muito bem.

    Abçs!!!

    ResponderExcluir
  5. Jogo bonito? Aquilo tudo foi ensaiado pela Holanda. O Brasil só dormiu no ponto, e o Dunga não soube escutar os outros ao selecionar os jogadores, pois o nosso país possui ótimo esportistas.

    ResponderExcluir
  6. Auhauha. São 8:30h da manhã, e eu to postando hehehe. O futebol é isso, ne....um grande espetáculo dramático. Até quando os atores ensaiam exaustivamente, ainda assim, erram o texto. Só que uns, são tão bons que conseguem se virar através do improviso, já outros, ficam tão presos ao texto, que quando o esquecem, ficam desesperados.

    Filosofia a parte, os 3 últimos parágrafos do texto valeram pelo seu texto todo. O último então ficou ótimo! Concordo com o Diego, quando ele fala sobre a teimosia de Dunga. Na verdade não tem essa de maior culpado. O cara ganhou tudo que disputou, ate ontem, mas não adianta, se não ganhar copa do mundo, tudo o que ele ganhou se quer tem nome. Alguém se lembra, sem olhar no google, se o Zagalo ganhou copa América, das Confederações... Se Felipão ganhou? Não. Mas todos sabem, até nos sonhos, que eles ganharam a capa de 94 e 2002, respectivamente.

    O Dunga se vencesse a copa, seria a pessoa mais insuportável do universo, pq pedante ele já é, ganhado a copa então. Agora na derrota ele também tem que assumir o ônus. Errou SIM por não levar alguém que substituísse o Kaka. Sabe quem foi seu reserva ontem? Julio Batista! Nada contra o Julio Batista, mas para substituir o Kaka, só sendo muito “gansudo”! Até pq, o senhor Ramires tb não podia jogar.

    Michel Bastos passou batido nessa copa. Era melhor não ter um lateral esquerdo. Não sabia marcar, não subia. Péssimo!

    Felipe Melo: nunca foi nenhum jogador sensacional. E seleção, pra mim, é a selecionar OS MELHORES. Volante, melhor do que ele, tem muito! Ô se tem. Pior, ele não falhou em UM lance. Ele falhou, só nesse jogo, em TRÊS. Os três lances determinantes! Ele é o tipo de jogador que faz 10 coisas erradas e duas certas. Infelizmente, o saldo dele é negativo.

    Fora a Holanda, qual outra seleção deu trabalho? O meia-boca Portugal: empate! Já era hora de abrir o olho. Mas para que, ne...já estávamos classificados.

    ResponderExcluir
  7. Belissímo texto, muito bem escrito.Mas não concordo com quase nada do texto! O Dunga tirou nossa essência, simplesmente levou um time limitado e que não encantou ninguém, nem pela garra! Iníciou uma copa desacreditado e assim saiu!
    Sou Brasileiro e mereço pelo menos ter o orgulho de ver minha seleção jogar para frente buscando o gol, com habilidade, explorando os jogadores tecnicamente superiores a qualquer outro, que temos e sempre foi o nosso diferencial!

    Dunga simplesmente mudou uma cultura! Pensou que iria calar os brasileiros, mas os Deus do futebol estavam de plantão... E o futebol nada justo, fez justiça!

    ResponderExcluir
  8. o DAnilo falou pouco, mas falou muito. Futebol brasileiro é igual identidade cultural. As vezes o mais importante n é ganhar, mas haver espetáculo. ele deixou de levar o melhor jogador da atualidade: GANSO. Ele deixou de nos representar, pq futebol é igual a vida, filosoficamente. como disse o Sócrates, futebol não é algo pragmático. Como ser pragmatico qunado se tem o futebol, que inspira emoção, paixao e amor?

    ResponderExcluir
  9. Belo texto. Referente a essa seleção "Dunganiana" o erro não foi a coerência do "comandante" em escalar um time que não transpareceu união fraterna, mas o pragmatismo do mesmo em achar que futebol é matemática. Dunga poderia levar qualquer equipe optou por aquela que achava coerente, mas coerência num esporte onde a criatividade faz a diferença já é por si só antagônico.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-