campa-insta


De Olho no Lance: A polêmica Taça das Bolinhas

Compartilhar no WhatsApp!
Por Alisson Matos


O departamento jurídico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), enfim decidiu com quem ficará a Taça das Bolinhas, que foi inventada para homenagear o primeiro penta campeão brasileiro. O troféu foi para o Morumbi, ficará com o São Paulo, que segundo a entidade máxima do futebol nacional foi de fato o primeiro clube a levantar a taça de campeão do Brasil por cinco vezes.

Porém, a decisão da CBF é um tanto quanto questionável, aliás, inadmissível. Afirmo isso, porque o real merecedor da taça é o Flamengo, que em 1992 venceu o Campeonato Brasileiro pela quinta vez.

Toda a polêmica gira em torno da Copa União de 1987, vencida pelo clube carioca. Nesse mesmo ano, o Clube dos 13 que é formado pelos clubes de maiores torcidas do Brasil, resolveu fazer um torneio nacional para contrapor ao organizado pela CBF. Os clubes estavam insatisfeitos com a Confederação e buscaram a solução de criar uma liga independente. Porém foi acordado que os finalistas da Copa União, no caso Flamengo e Internacional deveriam enfrentar os finalistas do campeonato organizado pela CBF, o Sport e o Guarani, daí, num quadrangular final ficaria decidido o campeão nacional daquele ano.

Entretanto, o Clube dos 13 que na época era composto por Atlético MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, FLAMENGO, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, SÃO PAULO e Vasco, sugeriu que não houvesse o confronto dos dois campeonatos e TODOS os membros assinaram.

A Copa União teve o Flamengo campeão e o Inter vice. Todos os clubes membros concordaram, inclusive o São Paulo, e consideraram o clube de maior torcida do Brasil o legítimo campeão nacional de 1987. Mas a CBF não reconheceu. Agora pergunto-lhes, quem deve mandar no futebol de um país, os clubes ou a Confederação?

Portanto, a taça deveria ter sido entregue ao clube do Rio de Janeiro. E a diretoria do São Paulo deve deixar de hipocrisia e reconhecer de uma vez que o Flamengo foi sim, o primeiro clube cinco vezes campeão. Por sinal, o presidente do clube paulista, Juvenal Juvêncio estava em 1987 e concordou com o título rubro-negro.
Está mais do que claro quem merece ficar com a taça. O Flamengo foi indiscutivelmente o primeiro penta, assim como o São Paulo foi o primeiro hexa.
De Olho no Lance: A polêmica Taça das Bolinhas De Olho no Lance: A polêmica Taça das Bolinhas Reviewed by Alisson Matos on 4/15/2010 03:19:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-