campa-insta


De Olho no Lance: Lula e o esporte

Compartilhar no WhatsApp!
Por Alisson Matos

(Foto: AFP)
Faltando menos de um ano para o fim do segundo mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva ficam críticas e sobram elogios. O filho do Brasil é na minha visão o maior presidente da história do país, mas deixou a desejar em assuntos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer nação. No esporte por exemplo, muito se disse e pouco se fez.

Vossa Excelência teve Agnelo Queiroz, que fora o seu primeiro ministro dos Esportes. Queiroz levantava soluções para o endividado futebol tupiniquin. Saiu e pouca coisa foi feita. O atual ministro, o Sr. Orlando Silva deu continuidade ao projeto do seu antecessor. A maior aposta do governo era a Time Mania, esquema da loteria federal que geraria fundos para o pagamento de dívidas fiscais. Mas o projeto infelizmente não decolou.

No esporte mais popular do Brasil os avanços foram pífios, se é que houve. Faltou o governo ter exigido dos cartolas a profissionalização na administração dos clubes. Poderia estipular metas a serem alcançadas. E a partir daí ceder bônus fiscais aos clubes. Seria um grande avanço e não dá para reclamar da falta de tempo, afinal são oito anos de mandato.

Nos esportes olímpicos pouca coisa mudou. O apoio dado é estritamente financeiro e a quantia chega a ser irrisória. Um exemplo é a ginástica olímpica. Volta e meia grandes atletas se queixam da total falta de apoio. Diego e Daniele Hipólito reclamam da falta de patrocínios. E quem perde com isso é só o esporte nacional. O governo deveria ter criado fundos e destiná-los ao sofrido esporte olímpico brasileiro.

Outro ponto fraco são os poucos projetos sociais relacionados ao esporte. Não há nada mais integrador, do que o esporte. Um projeto contundente seria de suma importância para igualdade social, afinal a prática de esportes igualam todos. Negros, brancos, pobres e ricos estão no mesmo patamar numa partida de futebol ou num jogo de vôlei, por exemplo. O esporte é algo democrático.

O único projeto social esportivo que tenho notícia é o programa 2º Tempo, que sofre sérias acusações de desvio de verbas. Um projeto social abrangente poderia ter sido consumado para formarmos nossos futuros atletas. A maior virtude do governo foi ter trazido os dois maiores eventos esportivos do planeta para o Brasil. É bom, mas podia ter sido melhor.
De Olho no Lance: Lula e o esporte De Olho no Lance: Lula e o esporte Reviewed by Alisson Matos on 11/26/2009 11:39:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-