campa-insta


Destaque da Semana: Admirável Mundo Novo

Compartilhar no WhatsApp!
Por Diego Galofero

Capa da edição de 1969 da obra
de Aldous Huxley
Nessa última semana li o livro de Aldous Huxley intitulado "Admirável Mundo Novo", obra publicada no ano de 1932, mas que nos conduz a uma reflexão para os dias de hoje. Devemos viver na ilusão? A felicidade é sinônimo de ignorância?

São questões para pensar e diversos pensadores responderam ou tentaram responder. Platão em " A República" já buscava respostas sobre esse assunto quando formulou o Mito da Caverna.

O livro nos conduz para o futuro onde seres humanos são criados em série, onde a qualquer sintoma de tristeza ou angustia toma-se uma droga chamada "soma". No Mundo do Livro ninguém envelhece, doença quase não existe. Sexo algo quase mecânico, e questionar a ordem mundial é um crime.

Aldous Huxley em seu livro faz várias citações a obras e personagens históricos como Karl Marx, Shakespeare, Freud, Ford entre outros. O próprio título do livro é refêrencia a uma obra de Shakespeare, os cidadão não agradecem a Deus e sim a Ford, é muito comum ler na obra personagens dizendo "graças a Ford".

Enfim, não vou contar o livro. Vou deixar uma dica no ar para quem quiser ter uma leitura que pode te transportar por alguns instantes dessa vida cotidiana, rotineira e entediante.
Destaque da Semana: Admirável Mundo Novo Destaque da Semana: Admirável Mundo Novo Reviewed by Diego Galofero on 8/25/2009 12:53:00 AM Rating: 5

2 comentários

  1. Ótima dica Di... Estou precisando de boas leituras...

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a felicidade é sinônimo de ignorância. Quanto mais você questiona a vida, as coisas e, principalmente, as pessoas, mais você se afunda na lamentação por saber que quase nada disso tem conserto. Mas eu prefiro ser infeliz e ter noção da realidade do que mergulhar numa felicidade ilusória.
    Parabéns pelo texto!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-