campa-insta


Cultura Pop: Novos desenhistas e roteiristas no Brasil

Compartilhar no WhatsApp!
Por Jacqueline Alves

Primeiramente, olá pessoal! Sou a nova colaboradora do Telenotícias com uma coluna de Cultura Pop, que será recheada de notícias, críticas e novidades desse mundo que cada vez mais nos surpreende com algo inovador! Trarei aos sábados temas como: animes, mangás, HQs (histórias em quadrinhos), música, cinema, desenho animado entre outros.

A primeira pauta será sobre trabalhos de roteiro e desenho por profissionais brasileiros. Cada ano que passa, muitos estudantes se formam nessas áreas, pois a exposição desses assuntos na mídia vem crescendo gradualmente pela aceitação da Cultura estrangeira no Brasil, nesse caso a oriental.

O mangá é o exemplo que irei usar. Para quem não conhece ou nunca ouviu falar, mangá pode ser comparado com um gibi brasileiro, mas com algumas peculiaridades. Eles pertencem à cultura japonesa e fazem parte do dia-a-dia de crianças, jovens e adultos, já que a sua popularidade é tão grande que os autores segmentam os títulos de acordo com a faixa etária e seus interesses distintos.

Os mais temas mais conhecidos são os Shoujos e Shōnens. Shoujo é o tipo de manga que é feito para agradar garotas adolescentes e o Shõnen é para o público masculino nessa mesma faixa etária. Nesse último, é onde encontramos os famosos animes (que foram feitos a partir da história encontrada no mangá), como Dragon Ball e Cavaleiros dos Zodíaco, dois títulos que são muito conhecidos no Brasil e que possuem fãs espalhados por todo o mundo.

Diferente dos gibis, os mangás são lidos da direita para esquerda, deu para entender? Vou mostrar uma imagem abaixo para vocês seguirem a coerência da história:

Tanto texto como imagem devem seguir essa ordem de leitura. Muitos, como eu, já devem ter lido um mangá da forma errada e isso é normal (ou não, hahaha).

Pois bem, esse mercado em abundante crescimento fez surgir novos profissionais, que por sinal são muito talentosos e estão se tornando muito conhecidos nesse segmento, que considero ser artístico. Hansel & Gretel é um exemplo disso. Série que remete a famosos contos universais, e que mescla elementos Góticos e Fantásticos ao Steampunk, um gênero conhecido por Fantasia Screampunk - elaborado por Douglas MCT, que produziu o roteiro, e por Ulisses Perez, os desenhos.

A junção deles resultou na produção desse mangá que terá estréia nacional somente em 2010 pela famosa editora de quadrinhos, NewPOP. No blog deles www.hanselgretelmanga.blogspot.com é possível obter mais informações sobre esse universo cada vez mais interessante ao nosso olhar. Dá para perceber que o potencial dos profissionais brasileiros é grande. A cultura de outros países serve de inspiração para a criação de trabalhos e não deve ser vista como cópia, mas sim como conhecimento que pode contribuir com a criatividade que já temos.

Sayonara, pessoal!
Espero que tenham gostado, até o próximo sábado!
Cultura Pop: Novos desenhistas e roteiristas no Brasil Cultura Pop: Novos desenhistas e roteiristas no Brasil Reviewed by Jacqueline Alves on 8/29/2009 01:53:00 PM Rating: 5

3 comentários

  1. excelente texto, que msabe agora eu e interesso mais por esse universo pop.
    O jeito que vc escreveu despertou uma vontade de ler um mangá

    Bem Vinda

    ResponderExcluir
  2. Um EXCELENTE começo!

    Texto consiso, objetivo e claro.
    Esclarece bem este universo e ainda de forma atraente.

    Este espaço tem futuro e estou torcendo por ele. =D

    Obrigado pela nota do mangá e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post jacque! Parabéns! Achei interessante a questão do mangá ser lido da direita para esquerda. Não sabia disso.
    Abraçsss!

    ResponderExcluir

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-