campa-insta


Artigo da Semana: Personificação do capital

Compartilhar no WhatsApp!
Por Amanda Cotrim

No Brasil o capitalismo atinge níveis fantásticos de selvageria e brutalidade. Oitava nação em desigualdade social entre 177 países. 180 milhões de habitantes - 40.000 homicídios anuais.

Há anos a Rede Globo explora a economia popular utilizando o poder da comunicação e a influência dos artistas sobre as pessoas.

No Big Brother Brasil, a emissora fatura milhões, estimulando a participação telefônica; o prêmio de um milhão de reais destinado ao ganhador mitológico do programa, é multiplicado por vinte. Este é o lucro da emissora. Ou seja, um milhão de reais é troco para a rede Globo.

Em um país em que o filtro da razão não é estimulado, a mídia se faz valer de uma característica antropológica: o desejo, enquanto anseio humano; e o mantém na corda bamba de sua própria vida, individualizando os problemas e proporcionando por conta dessa individualização, um sentimento de culpa, cujo as pessoas desse sistema desumano não tem consciência de que são vitimas, e se sentem a mercê da própria sorte.
Artigo da Semana: Personificação do capital Artigo da Semana: Personificação do capital Reviewed by Amanda Cotrim on 6/16/2009 09:02:00 PM Rating: 5

2 comentários

  1. interessante.
    digo mais, chocante.
    o poder da mídia faz coisa ainda piores.
    por mais inocente que seja uma novela, os produtos que aparecem durante a exposiçao no ar, são absurdamente consumidos por nós, telespectadores, um colar de pedras é lançado na novela, aparece no pescoço da juliana paes e dias depois é campeão de vendas nos camelôs e lojas nesse segmento.
    a globo dita normas, faz os próprios conceitos e não se importa nem um pouco com o que o publico diz.
    a lavagem cerebral é tão grande que as torcidas do flamengo e do corintians são as maiores do brasil.
    se a globo transmitisse jogos do gremio, da portuguesa, da ponte preta, não seria diferente?
    desde que eu me conheço por gente, a globo só transmite jogos do flamengo e do corintians, por que será?
    é ou não é influencia da mídia?

    ResponderExcluir
  2. "e o mantém na corda bamba de sua própria vida, individualizando os problemas e proporcionando, por conta dessa individualização, um sentimento de culpa,".

    Isso é o mais foda, os caras apontam o dedo na sua cara e te chamam de incompetente e aí de quem achar o contrário. E infelizmente grande parte da população cai como patinho e quando a cada 4 anos escutamos aquele discurso de que "meu voto não faz diferença", nem há possibilidade de tentar reverter a opinião.

    ResponderExcluir

Fale com a redação: contato@portaltelenoticias.com

-

Publicidade

-